MANIFESTO WEB TOSQUEIRA



SE VOCÊ APRENDEU HTML LENDO O CÓDIGO FONTE DAS PÁGINAS QUE VOCÊ VISITAVA E O MÁXIMO QUE CONSEGUIU COLOCAR EM PRÁTICA FORAM AS TABELAS, VOCÊ É UM TOSCO.

SE VOCÊ APRENDEU A MEXER NOS FILTROS, COMANDOS E FORMATOS DO PHOTOSHOP COM BASE NO EMPIRISMO, TESTANDO AS SUAS INÚMERAS COMBINAÇÕES UM POR UM, VOCÊ É UM TOSCO.

SE VOCÊ NUNCA FREQÜENTOU UM CURSO VOLTADO PARA A PROGRAMAÇÃO E O DESIGN DE WEBSITES MAS MESMO ASSIM MONTOU UM, DISPENSANDO EDITORES GRÁFICOS DE HTML E FERRAMENTAS ONLINE DE AJUDA, VOCÊ É UM TOSCO.

E SE DURANTE O CUMPRIMENTO DESSA TAREFA VOCÊ BEBEU, FUMOU, CHEIROU OU INGERIU ALGUM MEDICAMENTO E AINDA POR CIMA IGNOROU AS MANHAS DOS PROFISSIONAIS E SEGUIU SOMENTE O QUE O SEU CORAÇÃO MANDAVA, VOCÊ É, DEFINITIVAMENTE, UM TOSCO.



1. A TOSQUEIRA


A tosqueira, antes de ser uma desculpa para a incompetência, é uma tendência artística. É um processo de expressão que transforma-se em arte através da simples vontade em realizar, o que elimina (ou pelo menos delega a um segundo plano) todo o ranço e o perfeccionismo técnico.

Nesse contexto, o webdesigner dá lugar ao TOSCO, que dispõe de um conjunto muito pequeno de conhecimento técnico e matéria prima para criar sua obra e publicá-la na internet, mas conta com um espírito persistente e criativo.

A tosqueira segue os ideais PUNK do DO IT YOURSELF (faça você mesmo). Se Sid Vicious não sabia tocar baixo quando subiu ao palco pela primeira vez com os Sex Pistols, não há necessidade de que o TOSCO saiba programar em HTML para construir seu site.

Ok, ok, vocês venceram. É só uma desculpa para a incompetência mesmo. E pra preguiça também. Mas todo esse papo de ideal PUNK até que convence, não?



2. O TOSCO


É todo aquele que desenvolve um site com um conhecimento extremamente básico de HTML e Photoshop, mas é exigente o suficiente para não utilizar editores gráficos e culhudo suficiente pra arriscar a sorte no bloco de notas.

Geralmente tem um histórico de abuso de bebida e substâncias químicas e costuma seguir comportamentos não ortodoxos, mesmo para os padrões da sociedade moderna.

Não que isso signifique alguma coisa.



3. O CÓDIGO DE LEI DO SITE TOSQUEIRA (2005)


1. DEVE SER TODO PROJETADO APENAS NA RESOLUÇÃO 800 X 600.

2. AS IMAGENS SÃO ESSENCIALMENTE PARADAS - NÃO HÁ, EM HIPÓTESE ALGUMA, O USO DE FLASH OU ANIMAÇÕES.

3. A TAG MAIS COMPLEXA A SER UTILIZADA É A "TABLE".

4. A PROGRAMAÇÃO DEVE SER FEITA OBRIGATORIAMENTE USANDO O BLOCO DE NOTAS.

5. SE ALGUM WEBDESIGNER ELOGIAR O SITE, NÃO DIGA QUE ELE É TOSCO, DIGA QUE É LOW PROFILE.


{OBSERVAÇÃO: passados quase SEIS anos de sua redação ORIGINAL, o CÓDIGO DE LEI DO SITE TOSQUEIRA foi MODERNIZADO em abril de 2005. Dos 12 itens originais, apenas 5 permanecem em VIGÊNCIA. Pelo folclore, conservei o CÓDIGO original colado logo abaixo --- Cardoso, 18.04.2005}


3. O CÓDIGO DE LEI DO SITE TOSQUEIRA (ORIGINAL)


1. DEVE SER TODO PROJETADO APENAS NA RESOLUÇÃO 800 X 600.

2. DEVE SER PREFERENCIALMENTE PROGRAMADO DURANTE O EFEITO DE SUBSTÂNCIAS ALTERADORAS DO HUMOR.

3. O BACKGROUND É PREFERENCIALMENTE UMA COR CHAPADA, DE PREFERÊNCIA RGB, MAS FUNDOS EXTREMAMENTE PESADOS DE SUPERPOSIÇÕES DE FILTROS DO PHOTSHOP TAMBÉM SÃO ACEITOS.

4. NÃO EXISTE PADRONIZAÇÃO NOS TONS.(30.06.01)

5. A NAVEGAÇÃO É CONFUSA, COM MUITOS ÍCONES VISUAIS PROPOSITALMENTE DESALINHADOS E POUCO TEXTO.

6. QUANDO HÁ TEXTO, ELE DEVE USAR FONTE PADRÃO. NO MÁXIMO UM BOLDEZINHO AMIGO. (09.06.01)

7. AS IMAGENS SÃO ESSENCIALMENTE PARADAS - NÃO HÁ, EM HIPÓTESE ALGUMA, O USO DE FLASH OU ANIMAÇÕES.

8. A TAG MAIS COMPLEXA A SER UTILIZADA É A "TABLE".

9. O SITE DEVE SER TRATADO COMO UM LIVRO E PORTANTO DEVE TER UMA CAPA, QUE NÃO DEVE CONTER MUITA COISA ALÉM DO TÍTULO DO SITE E UMA ASSINATURA.

10. AS IMAGENS UTILIZADAS DEVEM SER ORIGINAIS RABISCADOS A LÁPIS E ESFEROGRÁFICA, ESCANEADOS DE FOLHAS DE CADERNO.

11. A PROGRAMAÇÃO DEVE SER FEITA, PREFERENCIALMENTE, USANDO O BLOCO DE NOTAS.

12. SE ALGUM WEBDESIGNER ELOGIAR O SITE, NÃO DIGA QUE ELE É TOSCO, DIGA QUE É LOW PROFILE.