"coisas boas sempre acabam. por isso são boas. coisas
ruins duram pra sempre. são eternas, tipo o paraíso
cristão, onde ninguém fode nem faz artê." [mojo]


Seguinte, rapeize: o Cardosonline acabou. A edição 278 foi a última edição formal do zine, embora os assinantes possam ter recebido alguns releases depois dela. Ainda estamos recebendo uma penca de assinaturas diariamente, mas é sério: podem parar. O COL foi extinto em consenso pelo seu staff de colunistas. Motivos? Nenhum específico, mas, de forma geral, cada um de nós se envolveu em projetos e rumos diferentes nos últimos meses, e também sentimos que a fórmula do COL estava esgotando sua vida útil e o zine fechou o seu ciclo.

Este site continuará no ar, pelo menos por algum tempo, com informações sobre os resíduos do fanzine e arquivo completo de edições antigas para download.

Ah, claro que manteremos no ar a nossa clássica e torpe seção de fotos. Amizade, felicidade, chinelagem, diversão e lagriminhas em pequenos jotapegues de 160 pixels de altura.

Abaixo, um breve guia para encontrar o seu colunista preferido na web pós-COL:


Guilherme Caon Guilherme Caon está curtindo a vida adoidado, colaborando para a Irmandade Raoul Duke e pode ser encontrado no e-mail guicaon.ez@terra.com.br.



André Czarnobai Cardoso continua tocando a milhão seus projetos de música eletrônica, reunidos em sua homepage http://familiadacoisa.cjb.net. Um dos projetos é o célebre Organizers, em parceria com seu irmão João, com músicas disponíveis em http://www.mp3.com/organizers. Tem ainda um projeto musical solo chamado Evil Lips, cujas músicas estão em http://www.mp3.com/evillips. E mais: Cardoso é o editor de um novo projeto na web, o grupo de gonzojornalismo Irmandade Raoul Duke. O ruivo ainda atende no e-mail cardoso@cardosonline.com.br.

Clarah Averbuck Clarah fugiu para São Paulo, virou loira, mas continua escrevendo freneticamente. Seu livro, 'Máquina de Pinball', será publicado em breve pela editora Conrad. Ela também desistiu dos homens e tem uma noiva sueca em Londres. Nossa menina dos olhos está mais ativa do que nunca na web, o que pode ser conferido nos seguintes sites: Dexedrina - Averbuck Online - Apenas uma coletânea; London Burning - coluna mais ou menos semanal na London Burning; brazileira!preta - querido weblog GUEI de macho; Jazzie and the Pussycats - jazz lo-fi para as massas; Dirty Hippies - música para abraçadores de árvores; Averbuck is on the table - sempre igual, sempre diferente.

Daniel Galera Galera fundou, junto com o Mojo e o Pilla, um selo editorial independente chamado Livros do Mal, pelo qual publicou seu primeiro livro de contos, 'Dentes Guardados'. Seu site pessoal permanece no ar em http://galera.livrosdomal.org, contendo contos, colunas do COL disponíveis para leitura e seu projeto musical de pós-folk chamado a large denial. Escreve uma coluna semanal no site Popular, toda terça-feira. Criou também um blog chamado Gorgomilhos e Perdigotos e colabora para a Irmandade Raoul Duke. Seu e-mail é galera@livrosdomal.org.

Hermano Freitas Hermano agora engorda à olhos vistos no refeitório da Zero Hora, onde está trabalhando. Pode ser visto bebendo em bares por aí ou dirigindo impacientemente pelo trânsito, quando não está em casa lendo, fornicando ou vendo um filme na TV. É um dos colaboradores da Irmandade Raoul Duke. Pode ser contactado no e-mail hermanofreitas@portoweb.com.br.

Daniel Pellizzari Mojo fundou a Livros do Mal junto com Galera e Pilla, e lançou pela editora o seu primeiro livro, 'Ovelhas que voam se perdem no céu'. Está preparando o seu novo site pessoal, com novo endereço: http://mojo.livrosdomal.org. Criou um blog chamado zero kelvin, onde indica e comenta lugarejos supimpas desta vasta web. Escreve uma coluna semanal no site Popular, sempre às quartas-feiras. E-mail: mojo@livrosdomal.org.

Guilherme Pilla Pilla não sabe mais o que é vida. Mas responde mails se você escrever para guigui@livrosdomal.org



Marcelo Träsel Träsel está se dedicando a ser jornalista free-lance, enquanto ajuda a organizar dois projetos de jornalismo on-line e dá continuidade à carreira de roteirista. Lançou um blog chamado 'martelada', em www.exquisite.com.br/martelada, onde pratica comentários sarcásticos, crítica vitriólica e jornalismo a golpes de martelo. É colaborador da Irmandade Raoul Duke, tem uma coluna no e-zine scream & yell e permanece atendendo no e-mail trasel@cardosonline.com.br


Foi trimmmassa.



Porto Alegre, outubro de 2001.