índice

Quem não tem cão
caça com os Rafale?

Publicado originalmente no jornal Brasil Econômico, em fevereiro de 2010

Uns dias atrás, quando me foi CONFIADA a informação de que o Brasil seria o ORGULHOSO comprador de generosas TRÊS DÚZIAS de CAÇAS franceses Rafale (que disputaram a preferênciacom o sueco Gripen NG e o yankee F-18 Flying Hornet), lembrei-me automaticamente de um ADIPOSO camarada com quem dividi a PENOSA tarefa de completar a sétima série (isso nos anos 90, não sei como a JUVENTUDE chama hoje em dia).

Seu nome era Leonardo.

Além de fazer bastante SOMBRA, possuir TOPETE CATACLÍSMICO e praticar Tae Kwon Do (ele dizia TECONDO) com AFINCO, Leonardo era conhecido pelo ENTUSIASMO que tinha para com a Aeronáutica.

Sempre que o clima permitia, Leonardo usava uma JAPONA preta NERVOSA, cheia de bolsos e FIVELAS, com um COLARINHO forrado de PÊLO para proteger o pescoço e diversos emblemas militares FINAMENTE bordados nos ombros.

Segundo ele, a JAPONA era parte integrante do uniforme dos PILOTOS do AMX.

Alguém aí lembra do AMX?

Eu, sinceramente, só lembro por causa dessa JAPONA.

Pois o AMX foi um projeto de aviação de guerra desenvolvido pelo Brasil em parceria com a Itália no começo dos anos 80. Para tristeza de Leonardo, seu TECONDO e seu TOPETE, a função não LOGROU lá muito ÊXITO: em pouco mais de uma década, pouco menos de 200 aviões foram fabricados – o último deles no longíquo ano de 1999.

Não sei se – TECNICAMENTE – o AMX era um CAÇA.

Certamente era um avião de guerra.

Mas TERGIVERSO.

(...)

Em 1992, ano em que cursava a sétima série em rigoroso COLÉGIO DE FREIRAS (que outrora já FORA um INTERNATO para meninas), eu costumava passar MUITAS das minhas MUITAS horas livres ESMERILHANDO um jogo chamado F-15 CITY WAR no meu videogame da vez: um HI TOP GAME.

Apesar do jogo ser simplesmente HEDIONDO, lembro-me de adorá-lo MUITO por culpa do personagem principal. À época, havia todo um FRISSON provocado pelo desenho ARROJADO e revolucionário do JATO, que ostentava aquela CAUDA DUPLA característica, parte HEAVY METAL, parte cabeleira do WOLVERINE.

O CONSOLE, por sua vez, era um projeto brasileiro. Muito embora não haja notícia de investidores italianos envolvidos, também não foi muito LONGEVO: ficou pouco mais de UM ANO no mercado.

Não sei se – TECNICAMENTE – o Hi Top Game foi um FRACASSO.

Certamente não foi um SUCESSO.

Mas perdão: novamente me DISPERSO.

(...)

Quase duas décadas depois, enquanto ASSO mansamente os PICOVÁ numa noite qualquer do verão SÓLIDO do Uruguai do Norte, descubro que é mesmo FATO que o governo brasileiro pretende fechar negócio de MUITOS BILHÕES DE DÓLARES com os FRANCESES para a aquisição de uma ROBUSTA esquadra de aeronaves-de- caça.

Perante a GESTO dessa magnitude, não me resta alternativa que não exaltar o GÊNIO que é o cara que pensou nisso.

Um verdadeiro VISIONÁRIO, eu diria.

Depois dos Rafale, imagine só as maravilhas que vem por aí: vídeo-cassetes de quatro cabeças, biquíni ASA-DELTA (com sutiã CORTININHA), vacina contra a hepatite-B, leitores de CD-ROM, lentes de contato descartáveis, ônibus espaciais... Já não há mais limites: podemos sonhar até mesmo com um aparelho de FAX na casa de cada brasileiro.

Que época para se viver!

(...)

Em 1999, ano em que o AMX teve sua produção DESCONTINUADA, eu conheci na faculdade um alemão magrelo que cursava, ao mesmo tempo, filosofia e direito. Anos mais tarde formou-se em JORNALISMO. Já faz algum tempo que não se pode chamar de MAGRELO.

Nunca falamos muito sobre o assunto, mas sei lá. Tem alguma coisa que me diz que ele também NUTRE APREÇO pela aeronáutica.

Talvez tanto quanto Leonardo.

Talvez tanto quanto eu.

Hermano, você está bem?

índice



1999-2016